E porque não há data fixa?
Porque a Páscoa, associada ao início da Primavera (nas celebrações pagãs), acontece no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia da Primavera.
Celebras a Ressurreição de Jesus Cristo, isto na religião cristã.
O facto de se entrar na Primavera, era um motivo de celebração nas tradições pagãs, onde faziam homenagens aos deuses.
A Páscoa deve ser um momento para se viver em família.
Origem da Páscoa
A origem desta comemoração vem de há muitos séculos atrás. Em latim dizia-se Pascae e na Grécia Antiga Paska. Mas a sua origem mais antiga é entre os hebreus, onde aparece a palavra Pesach, cujo significado é passagem.
E porque é que se celebra a Páscoa?
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a Ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, voltou à vida).
A semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
Texto original:
As origens históricas dessa data são bem mais antigas que o cristianismo e até mesmo o judaísmo. Em nossa era da comercialização de tudo e de todos (que se permitem) acaba por reinterpretar esses elementos da cultura universal como sendo algo criado pela sociedade moderna e seus símbolos, o que não é, nem de longe, verdade.
ResponderExcluirMuito bem colocado Sergio.Assim como outras datas.Tudo muito comercial, assim gera essa sociedade violenta que vira noticias que assistimos todos os dias.
ResponderExcluir