segunda-feira, 18 de abril de 2011

Repensando o Dia do Índio (19 de abril)

10 passos para o ensino da história indígena

Entenda a lei 11 645 e veja o que a escola do seu filho tem feito dentro e fora das salas de aula para cumpri-la

Educar

13/04/2011 13:59

Texto
Mariana Queen 
Foto: Carlos Goldgrub

Educadores consideram importante a valorização da diversidade cultural no Brasil, onde os indígenas correspondem a aproximadamente 0,5% da população

Se você ainda acha que o Brasil foi descoberto em 1500, precisa rever seus conceitos. A história e a cultura deste pedaço de terra à leste de Tordesilhas começou bem antes da chegada das naus portuguesas. E é esta consciência de que o Brasil é anterior a Pedro Álvares Cabral que a escola precisa discutir. É o que prevê a lei 11 645 , que obriga o estudo da história e cultura indígenas em todas as escolas nacionais de Ensino Fundamental e Médio, desde 2008.

lei 11.645 acrescentou a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena à lei 10.639, de 2003, responsável por inserir a história afro-brasileira e africana nos currículos escolares. A intenção é fazer com que as questõesindígenas e afro-brasileiras sejam abordadas em disciplinas como Educação Artística, Literatura e, claro, História do Brasil.

Sabendo da existência e da importância da lei 11.645, vale ficar de olho no que as instituições de ensino estão fazendo para cumpri-la. Veja abaixo o que a escola do seu filho pode fazer para abordar o conteúdo nas salas de aula e como você, pai, pode contribuir com o processo.

Texto retirado do site:

                                                               http://educarparacrescer.abril.com.

Um comentário:

  1. Todo dia é dia de índio...

    Como no caso da obrigatoriedade do ensino afro-brasileiro na escolas, tb a indígena esbarra na falta de material acessível aos professores, também lhes falta preparo, pois em sua imensa maioria, não conseguem ir além do fazer como se indica no livro ou sítio da web.

    MAIS UMA LEI BONITA...

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